Equilíbrio Emocional é tema de ação educacional

Equilíbrio Emocional é tema de ação educacional

17 de Junho, 2021 0 Por Rangel Rangel

Para ensinar o equilíbrio emocional, campanha Bem Viver Importa vai doar 25 mil kits de educação socioemocional e mindfulness a organizações ou entidades que acolham crianças e adolescentes indicada por pessoas de todo o país.

Os kits englobam materiais didáticos para o ensino estruturado das emoções e também a formação dos profissionais que irão aplicar os programas. O objetivo é alcançar o equilíbrio emocional.

A metodologia é conhecida no Brasil por meio da organização sem fins lucrativos Instituto Vila Educação (IVE) e tem origem no programa socioemocional da ONG Committee for Children, que já atendeu mais de 15 milhões de crianças e adolescentes em mais de 70 países.

No Brasil, o conteúdo já foi implementado em mais de 400 escolas públicas brasileiras, atendendo cerca de 350 mil alunos. Há municípios que incluíram o ensino em 100% da rede pública do município, como é o caso de Boa Vista (RR), que já ofereceu o conteúdo para 43 mil alunos dos ensinos infantil e fundamental I.

O diferencial é que se trata de um ensino de fácil aplicabilidade dentro de sala de aula e com sequência didática, baseado em quatro unidades: Habilidades de aprendizagem; Empatia; Lidando com as emoções e Resolução de problemas. Nelas, os alunos aprendem e são incentivados a controlar impulsos, construir relações saudáveis e a tomar decisões responsáveis”, relata Fernando Gabas, diretor do IVE e da Academia Soul, que promove projetos para o desenvolvimento humano em diversos contextos sociais.

Estamos falando de habilidades essenciais para o equilíbrio emocional dessas crianças e adolescentes. O que antes era importante, agora é emergencial pelo momento atual”, completa.

Como participar

Para recomendar entidades, basta acessar o portal www.bemviverimporta.com.br  e fazer o cadastro das mesmas. Nas redes sociais, a iniciativa poderá ser compartilhada com a hashtag #BemViverImporta. A cada postagem, um kit a mais será doado.

Podem ser recomendadas instituições que tenham pelo menos dois anos de existência, atendam no mínimo 100 crianças ou adolescentes, tenham um educador para facilitar a implementação do ensino e um olhar de educação integral para os menores. As indicações serão analisadas pela equipe do Instituto Vila Educação.

Segundo Gabas, o propósito da campanha é proporcionar a milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade o acesso ao que existe de efetivo na educação socioemocional e mindfulness. “Para isso, buscamos instituições sérias e comprometidas para fazer as doações. A meta da campanha é doar 25 mil kits, o equivalente a R$ 5 milhões em material didático”, destaca.

O ensino socioemocional para 2021

Considerando as condições de vulnerabilidade emocional e social de crianças e jovens, Gabas defende a incorporação de programas socioemocionais como parte da grade de ensino, junto às disciplinas tradicionais. 

De acordo com o diretor, em aulas semanais de 50 minutos e intervenções diárias, nas escolas já atendidas, há registros de redução de conflitos entre alunos, aumento do desempenho escolar dos alunos, bem como do rendimento acadêmico dos próprios professores, uma vez que também vivenciam a metodologia.

Para 2021, ele conta que foi desenvolvido um programa de acolhimento dos estudantes para as aulas presenciais e remotas com atividades seriadas. “Nesse acolhimento, tratamos sobre tudo o que aconteceu para cuidar dessas emoções. Os pais dos alunos também são envolvidos para incentivar uma escuta ativa e o equilíbrio desse aluno também no ambiente familiar”, frisa.

Para mais informações, acesse o portal Bem Viver Importa.

*Porta-voz: Viu sua vida mudar – Fernando Gabas começou sua carreira aos 23 anos de idade, quando conquistou a licença da divisão de fitness da marca Reebok, empresa que era sócio e presidiu. Após vender sua primeira empresa, mudou-se para os EUA onde foi sócio e CEO da divisão internacional da Wise Up. 

Aos 33 anos, sofreu um AVC hemorrágico ficando entre a vida e a morte. O trauma mudou sua vida. Gabas mergulhou em temas como autoconhecimento, meditação, neurociência e consciência.  Após as experiências, surgiu um desejo de criar um movimento social. Nasceu o Instituto Vila Educação e, posteriormente, a Academia Soul (academia da alma).