Ioga tibetana contra o estresse

Ioga tibetana contra o estresse

5 de Julho, 2020 0 Por Rangel Rangel

A ioga tibetana faz parte da tradição filosófica da região hoje ocupada pela China comunista. Cultivada por monges do Tibet, atravessa os tempos, mesmo diante da repressão a qualquer pensamento mistico-religioso e político do país.

A medicina oriental é uma fonte capaz de municiar o pensamento do Planeta Zen, dessa Terra que passa por conflitos existencialistas de tempos em tempos. Tanta tensão pode ser equilibrada com a ioga tibetana.

Ioga ou Yogas são práticas corporais de medicina oriental muito usadas na prevenção de doenças de todos os tipos. O objetivo é promover o bom funcionamento do corpo e da mente.

Porém, cabe aos indianos a criação da forma mais popular de ioga em voga no Brasil. Entretanto, a escola tibetana se difere da indiana em relação as posturas, ou ásanas. Enquanto as posturas indianas focam a força e a flexibilidade do corpo, a tibetana favorece a coordenação do corpo, da energia e da mente.

Em geral, a prática de Ioga contém movimentos corporais e respiratórios que capacita o corpo físico a se manter confortável e a mente menos ‘tagarela’.

Especificamente, as posturas da Ioga tibetana liberam a ansiedade emocional e as tensões corporais através da descarga do estresse acumulado. Quem afirma é a instrutora Júlia Singer, Mestra em Ciências da Religião, formada pela PUC/SP. Instrutora de Yoga Tibetano e Meditação.

O controle da respiração atua diretamente no sistema nervoso central. Com isso, o praticante experimenta pensamentos mais calmos, possibilitando desenvolver uma cognição mais clara. Sua prática traz a sensação de equilíbrio e de integridade.

Além das diferenças posturais, a versão tibetana abre a percepção dos espaços internos para instalação de estados de tranquilidade. A ioga tibetana ensina também a lidar com as emoções e fluxo de pensamentos através da meditação.

Com isso, o ato de meditar é muito mais do que sentar e fechar os olhos. É conduzir sua percepção de maneira consciente, a um caminho, a alegria e ao amor.

Ioga tibetana e a respiração

Se pensarmos na quantidade de vezes que respiramos em um dia, vamos perceber que não prestamos atenção na qualidade de respirar. simplesmente respiramos. Mas se dermos importância para esse ato, aparentemente tão natural, vamos constatar que a respiração está intimamente ligada ao estado da mente e às condições e circunstâncias externas.

Respiração curta, mente agitada. Respiração longa, mente tranquila.

O corpo é um veículo preciosíssimo para se acessar os estados mais profundos da mente. Experimentamos o mundo através do corpo, da mente e das sensações. A prática da yoga nos ajuda a manter um foco claro em nossa intenção e nos ajuda a decodificar nossas vontades e sofrimentos.

Benefícios da prática da Ioga Tibetana

Através da prática da ioga tibetana o aluno desenvolve a flexibilidade física e mental, a objetividade, o relaxamento, a alegria, o autocontrole, a concentração, o autoconhecimento, a atenção, o prazer e a serenidade.