A hora e a vez das bicicletas

A hora e a vez das bicicletas

23 de Maio, 2020 0 Por Claudio Rangel

São Paulo: As bicicletas já fazem parte das ações contra a pandemia. Com o distanciamento social, e a obrigação de ficar em casa, ocorre uma transformação na forma como as pessoas trabalham, se relacionam e, se locomovem. Um levantamento realizado pela Tembici, empresa de micromobilidade da América Latina, identificou alguns comportamentos sobre o perfil dos seus usuários que precisam utilizar as bikes compartilhadas para realizar os deslocamentos pela cidade durante o isolamento social: mais de 45% também optam pela bike como prevenção ao novo coronavírus.

Em todas as cidades de atuação da empresa, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador foi constatado que 54% utilizam a bike para ir e voltar do trabalho e,  em média, 90% dos usuários pretendem continuar utilizando as laranjinhas ao término da quarentena.

Com isso, os dados demonstram que as pessoas confiam na bike como uma forma segura de deslocamento e comprova que as laranjinhas estão disponíveis para os profissionais essenciais.

“Cada vez mais, os brasileiros enxergam as bicicletas como uma alternativa de transporte. Com a pandemia, as bikes se provaram ainda mais funcionais, pois além de ser um meio de transporte sustentável e com um custo acessível, ela ainda permite que as pessoas evitem transportes coletivos”, diz Tomás Martins, CEO da Tembici.

Bicicletas na Pós pandemia

O ambiente agradece. De acordo com as previsões da empresa, o comportamento de prevenção vai se acentuar após a despedida do novo coronavírus de terras brasileiras. E a Tembici já reforçou os procedimentos de higienização das bicicletas e estações.

O estudo revela que, em média, 16% dos usuários que estão utilizando as laranjinhas em todas as praças disponíveis são profissionais da área da saúde.  Além disso, a iniciativa incentiva outras atividades  como #VaiDeHomeOffice, #VaiCuidarDasPlantas e #VaideExercícioNaSala.

A pesquisa foi feita com a ajuda de uma planilha com um desenho esquemático na qual os usuários preencheram com informações como faixa etária, gênero, tipo de bicicleta, uso de bikes durante o covid-19 etc.

Foram considerados os clientes ativos que pedalaram mais de duas vezes durante a crise do coronavírus entre os dias 20 e 29 de março.

Fonte: Tembici