Meditação – Caminho para uma vida melhor

Meditação Transcendental
Meditação Transcendental

A cada dia, mais pessoas usam técnicas de meditação para diversos fins. Os adeptos revelam que a prática contribui para a saúde, para o alívio do stress diário e melhora as condições de vida. Entre as diversas técnicas, temos o Método de Rose e a meditação transcendental.

Método de Rose

Professor de Meditação DeRose
Professor DeRose criou método próprio.

Luiz Sérgio Alvares DeRose, conhecido como DeRose, é um iogue brasileiro criador de um método próprio. Sua técnica, conhecida como método de rose, ou DeRose, é uma proposta de qualidade de vida que se espalhou por diversos países.

Ganhador da Medalha da Paz conferida pela ONU, em 2006, o autor do método de Rose inclui técnicas de reeducação respiratória, administração do stress, posturas com o objetivo de aumento do tônus muscular e melhora da flexibilidade. Outros procedimentos adotam como objetivo a reeducação emocional e a concentração mental.

Como todo inovador, DeRose é contestado. Marcos Rodrigues, é coordenador do Curso de Difusão Cultural da universidade de São Paulo. Ele contesta a formação autodidata de DeRose. O professor considera as ações do iogue como comerciais.

Meditação Transcendental – técnicas

Maharishi criou a Meditação Transcendental
Maharishi Mahesh Yogi

Enquanto que o método DeRose de meditação é voltado para o fortalecimento e definição muscular, para o bom relacionamento afetivo, administração de conflitos, boa alimentação, chacras e Kundalini, suas escolas estão proibidas de adotar as técnicas de Meditação Transcendental. Segundo DeRose, tais mesclas minam a credibilidade do seu método. (DeRose – programa do curso básico. DeRose L.S.A – Egrégora, 2008)

Foi o Maharishi Mahesh Yogi que adaptou o uso mental de mantras às práticas de meditação. O método tem como base a crença dos poderes vibratórios e psicoativos dos sons. O uso dos mantras na Meditação Transcendental elevaria a consciência do praticante a um estado de tranquilidade. Uma vigilância tranquila. A meditação transcendental técnica dispensa a concentração ou o pensamento ativo, como o proposto por DeRose.

Passos para meditar

Divergências a parte, a meditação tem possibilitado melhorias de vida aos praticantes.

A primeira providência é desligar o celular. Afinal, você ficará desconectado do mundo por apenas alguns minutos.

  1. Coloque-se em uma posição confortável. Sentado, com as mãos sobre as pernas e de palmas para baixo. Procure relaxar todo o corpo em um procedimento que pode levar uns cinco minutos.

  2. Os pensamentos passam pela mente como se fosse um vídeo. Em vez de tentar controlá-los, não resista. Passe a prestar a atenção em sua respiração. Procure inalar e exalar de modo tranquilo.

  3. Escolha um foco para a meditação. Pode ser um objetivo de vida, ou uma simples imagem. Ela deve ocupar a mente sem a necessidade de esforço. Ou seja, deve ser um pensamento único. Você será capaz de manter o foco por alguns instantes.

  4. O último passo surge naturalmente. As três fases iniciais levam você a um estado de comunhão com o seu interior. Trata-se de um estado difícil de descrever. Mas quem o vivencia, percebe uma tranquilidade capaz de regenerar as forças internas e externas.

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